8 Dicas de Pintura em Tecido Para Iniciante

Nesse artigo você vai ver 8 dicas para pintura em tecido, para você desejar iniciar a pintura em tecido.

Mas como tudo na vida, o aprendizado só começa a partir do momento em que damos o primeiro passo.

Aqui você vai ver 8 dicas de pintura em tecido para iniciantes. São truques básicos mas indispensáveis para facilitar a sua vida como artesã. Vamos lá?

Dica 1: Deixe à mão todos os materiais que você vai usar

Antes de começar a pintura, verifique se todos os materiais estão dispostos na sua bancada de trabalho.

Separe os pincéis, um copo com água, um pano de limpeza, uma bandejinha de isopor com as tintas e o pano já riscado.

Dica 2: Pinte sobre o tecido fixado em uma tábua

Screenshot_3

Para que o tecido não fique “dançando” na sua mesa de trabalho,

Pode ser um pedaço de madeira (tipo Eucatex), então você vai precisar utilizar a cola permanente, facilmente encontrada no mercado.

A cola é aplicada com pincel, assim que secar, a superfície fica pegajosa (grudenta) e própria para que o tecido seja fixado podendo ser retirado e colado quantas vezes for necessário.

Comece colando pelo centro do tecido tomando cuidado para não esticar as tramas ou o desenho.

Como o tecido solta fiapos, quando necessário a placa deve ser limpa com uma esponja umedecida fazendo com que a fixação da cola volte.

Quando perceber que mesmo limpando a cola já não tem mais o poder de fixar o tecido, passe nova camada sem a necessidade de retirar a anterior.

Para guardar a madeira com cola enquanto não se está utilizando, cubra com um pedaço de plástico grosso (tipo saco de arroz), assim, quando precisar usar a cola terá sido conservada do contato com impurezas e poeira do ambiente.

Dica 3: Use pincéis preparados para pintura

Alguns pincéis vêm com as cerdas muito longas, ou seja, não estão preparados para serem usados em certos momentos da pintura.

Sendo assim, ou você pode comprar pincéis que já vêm lixados, como os da série 151, ou você mesma pode aparar as cerdas com a tesoura e depois lixá-las com uma lixa de unhas.

Dica 4: Use a caneta para nomes e traços mais finos

A caneta para tecido é muito versátil, ideal para escrever nomes e fazer detalhes na sua pintura. Essa caneta é barata e está disponível em várias cores. Trata-se de um material moderno que tem ótima fixação.

Dica 5: Cuide com carinho dos seus pincéis

Depois de usar o pincéis, lave-os ou limpe-os com álcool em gel e papel toalha. Nunca use pincéis sujos, pois os restos de tinta podem manchar o desenho e prejudicar o seu trabalho.

O pincel zerinho, aquele que é bem fininho, deve ser guardado dentro da capinha que o acompanha; ele não pode ter a ponta dobrada, por isso nunca deixe-o dentro do copo de água como fazemos com os outros pincéis.

Dica 6: Use o lápis 6B para marcar o tecido

Para riscar o tecido, dê preferência para o lápis 6B, ele possui o grafite mais escuro e dá maior firmeza para fazer o contorno.

Esse lápis é barato é pode ser comprado em papelarias.

Dica 7: Use corretamente a tinta dimensional

A tinta dimensional tem sido cada vez mais usada na pintura em tecido para fazer os acabamentos, principalmente a ouro e a furta-cor.

Quando for usar esse produto, não aperte demais a bisnaga. Pressione o frasco com suavidade até ver um pouquinho de produto no bico, e então siga fazendo o contorno desejado.

Se você continuar colocando força na bisnaga, poderá sair muito produto de uma só vez e assim estragar a sua pintura. Quando usamos essa tinta da forma correta o resultado é maravilhoso.

Dica 8: Limpe bem os moldes vazados

Assim como os pincéis, os moldes vazados também devem ser limpos logo após o uso. Como os moldes são de acetado, você pode lavá-los sem medo.

Se a tinta chegar a secar, use o álcool em geral e papel toalha para fazer a limpeza por completo.

Muitas mulheres já estão pintando lindas peças apenas seguindo esse método passo a passo 

Pintura em Pano de Prato_ Como fazer +60 Riscos com Passo a Passo

Screenshot_7

chá para perder barriga

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.