Bordado a Mão Livre para Iniciantes - 3 Dicas de Artesanato

Bordado a Mão Livre para Iniciantes

Olá pessoal, nesse artigo eu vou te ensinar a como fazer Bordado a Mão Livre para Iniciantes.

Então há muito a se aprender sobre o Bordado a Mão Livre para Iniciantes, mas com a prática vem o domínio da técnica de borda.



O bordado nós permite criar desenhos e figuras em diversos tipos de tecido, ele também é uma maravilhosa alternativa para relaxar, desenvolver a concentração, sair da rotina e ainda explorar dons artísticos.

Mais o bordado é uma tarefa simples e barata que é aperfeiçoada com a prática, sendo desenvolvida de acordo com suas habilidades manuais e tempo livre para produção.

Então vamos começar com o artigo de Bordado a Mão Livre para Iniciantes:

Bordado a Mão Livre para Iniciantes:

Em primeiro lugar nós vamos precisar dos materiais necessários para fazer o bordado:





1- Um tecido:

Então para os iniciantes, é uma boa ideia começar com um tecido básico de lona ou de algodão, branco ou de cores claras.

Depois conforme você for aprendendo e experimentando diferentes materiais, tenha em mente certas coisas:

  • Escolha um tecido firme, com uma boa contagem de linha (28 ou superior), principalmente se o projeto envolver materiais pesados, como fitas ou botões.

2-A linha para bordar.:

Em primeiro lugar, tenha certeza de que  estar usando uma linha seda, pois outros tipos de linhas não servem para bordados sérios.



Mas, para pequenos projetos de aprendizagem, elas podem ser perfeitamente úteis e mais econômicas.

Você também deverá ajustar o peso (contagem de linhas) do fio de acordo com o nível de detalhe que estiver tentando criar.

Quanto mais detalhado o bordado, mais fino deverá ser o fio, caso o bordado seja mais extravagante mais grossa será a linha.

É cuidado quando for comprar a linha de bordar, você pode se confundir e comprar as linhas de bodar para máquinas, essas linhas não servem para bordar a mão.

3- A  agulha:

Então como você está iniciando,  você deverá comprar uma agulha básica para bordado.



Comece com uma agulha de tamanho 12 a 18.

Algumas agulhas têm pontas afiadas, enquanto outras têm pontas redondas; para os iniciantes, uma ponta afiada funcionará na maioria dos projetos iniciais.

4- Obtenha suas ferramentas e suprimentos:

Então você precisará de um bastidor de tamanho razoável para o seu desenho. Você também precisará de um método para transferir seu projeto para o tecido (discutido na seção seguinte).

Há também outros materiais extras que são úteis, como dedais e passadores de linha, que podem tornar sua vida muito mais fácil (e menos dolorosa!).

Como esboçar seu desenho para Bordado a Mão Livre para Iniciantes:





1- Escolha um desenho para bordar:

 Se você estiver começando, é uma boa ideia se ater a um desenho tão básico quanto for possível.

Procure linhas retas, com formas grandes e sem uma área muito grande para ser preenchida.

Leva algum tempo para desenvolver a destreza necessária para fazer um trabalho delicado e detalhado, então atenha-se aos projetos básicos, por hora.

  • Bons formatos para iniciantes incluem: flores, estrelas e arte simples de linha.

2- Transfira seu desenho:



Então  para iniciantes trabalhando com tecidos simples, o traçado é provavelmente o método mais fácil, se você for corajoso, pode tentar desenhar à mão livre sobre o tecido.

Então você tem duas opções :

  • Pode tentar outras coisas, como tecido solúvel em água, o qual permite traçar ou imprimir o desenho sobre o tecido temporário e bordar diretamente sobre ele, com o tecido real por baixo.
  • Tente usar um letreiro luminoso ou a luz de uma janela para rabiscar os designs do papel para o tecido.

3- Pense em onde vai cada elemento do desenho: 



Antes de continuar, você precisa saber aonde vai cada elemento do seu desenho, é crucial para garantir que seu desenho termine bem. 

Começando o bordado a mão livre:

bordado

Agora nós vamos dar inicio ao nosso bordado, mãos na massa é vamos começar:

1- Monte seu bastidor: 

Os bastidores de bordado — que você não deve deixar de usar — são formadas por dois círculos de madeira com um fecho que os mantêm unidos.

O aro interno fica na parte traseira do tecido e o aro externo na parte da frente ( a parte onde você bordará). Junte os aros e aperte o fecho que os mantêm unidos.

2-Corte a linha:

Corte um pedaço de linha para bordar. A linha não deve ser mais longo do que o seu braço, já que será muito difícil puxá-lo se ele for comprido demais, mas você pode fazer isto se seu desenho exigir um longo fio contínuo.

3- Passe a linha na agulha:

Passe o fio na agulha de bordar, assim como você faria com uma agulha de costura normal.

4- Mova-se do plano de fundo para o primeiro plano: 

No bordado, você geralmente deve começar com o plano de fundo e seguir em frente, conforme você se aproxima de determinadas partes do desenho.

Isto servirá para que você possa sobrepor seus pontos entre as cores e as seções, criando profundidade.



5- Faça um nó na linha:

 Antes de iniciar o bordado, você precisará fazer um nó para evitar que o fio saia completamente do tecido. Quando você está começando, fazer um nó na ponta da linha.

6- Comece seus pontos no lugar certo:

Quando você finalmente começar a bordar, é uma boa ideia começar em uma junção ou canto. Isto criará um visual mais natural e fluido.

Busque as partes do desenho onde um objeto toca o outro. Se o seu projeto for muito básico, como um círculo, você só precisará escolher um local e começar.

Bordado a Mão Livre para Iniciantes

Então basicamente é isso pessoal, você precisa começar por coisas simples, desenhos bem fáceis e depois você pode procurar na internet umas opções bem simples para começar a borda.

Você tem que começar a fazer pontos de teste sempre que puder, a fazer pontos mais uniformes, vai conseguir fazer pontos menores. Mas para isso você não pode desistir.



Vou deixar alguns exemplos de bordados lindos para você se inspirar:

Centenas de Mulheres estão Fazendo Peças incríveis de Bordados apenas seguindo esse método passo a passo

Transforme-se em uma BORDADEIRA PROFISSIONAL, MESMO QUE VOCÊ NÃO SAIBA BORDAR!